MPI Brasil icon

MPI Brasil

PMO Social
Free

About MPI Brasil

O Projeto MPI Brasil é resultado de pesquisas científicas sobre Medicamentos Potencialmente Inapropriados (MPI) para idosos desenvolvidas desde 2009 por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA/IMS-CAT) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Medicina).
É um aplicativo de busca rápida, contendo informações sobre MPI para população idosa, alternativas terapêuticas, desprescrição e como monitorar os efeitos indesejáveis dos medicamentos, com base em evidências científicas, a fim de auxiliar os profissionais de saúde na tomada de decisão clínica.
O desafio do aplicativo contempla que o profissional de saúde precisa de diversas informações para escolher o medicamento mais apropriado para cada doença específica e para cada paciente em particular, principalmente na população idosa que geralmente utiliza muitos medicamentos (polifarmácia) devido a múltiplas morbidades.
Para solucionar este problema foi desenvolvido uma base de dados detalhada sobre MPI para pessoas idosas, que permite aos profissionais de saúde tomar uma decisão técnica, respaldada em evidências científicas sobre a melhor terapia, de maneira rápida, no atendimento ao paciente.
O MPI Brasil é um aplicativo de busca rápida, contendo informações sobre Medicamentos Potencialmente Inapropriados para pessoas Idosas, alternativas terapêuticas, desprescrição e como monitorar os efeitos indesejáveis dos medicamentos, com base em evidências científicas, a fim de auxiliar os profissionais de saúde na tomada de decisão clínica.
A primeira versão do aplicativo MPI Brasil foi desenvolvida para testes e alcançou proporções surpreendentes, recebendo importante feedback de várias partes do país, o que impulsionou a corrida para desenvolvimento da segunda versão, esta em parceria com o SocialTech
A 2ª versão do App MPI Brasil, foi um projeto desenvolvido em parceria entre as universidades UFBA, UESB e o Instituto SocialTech.
O público alvo Direto são os profissionais de saúde que prescrevem, dispensam ou administram medicamentos ou monitoram o tratamento medicamentoso; o Indireto são os usuários que farão apenas consulta no aplicativo e o Beneficiado são as pessoas idosas que receberem prescrição mais segura.
O aplicativo foi desenvolvido por meio de software livre, decisão tomada pela equipe do projeto para possibilitar autonomia e sustentabilidade do mesmo. Esta escolha também reforça o compromisso de gratuidade do aplicativo assumido desde o início da pesquisa, permitindo que os benefícios trazidos por ela alcancem o máximo de pessoas idosas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Show More

MPI Brasil Screenshots